Lilypie Kids Birthday tickers Lilypie Second Birthday tickers

sábado, abril 07, 2007

20 meses

Olá a todos os visitantes deste blog.

Cá estou eu, a contar algumas novidades, após uma grande ausência. (Este ano lectivo a minha vida, como professora, não está a ser fácil e por isso quase não tenho tempo de passar por aqui.)

A Filipinha já está muito crescida. Apesar de continuar minorquinha. Na consulta dos 18 meses tinha 9275g e 76 cm. O perímetro cefálico era de 47,3cm. Ou seja estava no P5-10 de peso, no P5 de altura e no P50 de PC. Tinha 12 dentes. O pediatra disse que o desenvolvimento dela era óptimo.

Nas consultas, continua a chorar imenso Parece que ficou muito traumatizada com o internamento hospitalar aos 9 meses. :-(

Fala imenso. Algumas palavras ainda não se percebem, mas consegue comunicar muito bem conosco.


É muito autónoma. Quer fazer tudo sozinha. Quer comer sozinha (o que por vezes é caótico, especialmente quando não quer mais, e resolve virar o prato, deixando o conteúdo cair no chão para a Tusca o comer). Quer lavar os dentes sozinha (Lava mais a língua do que os dentes, e come a pasta). Quer calçar-se sozinha (o que ainda está longe de conseguir fazer, mas insiste). Quer escolher os sapatos que calça. Quer pentear-se, quer ser ela a pôr o soro no nariz, etc.

Está sempre a pedir para ir escalar. E não tem medo de quase nada...adora trepar por todo o lado.

Continua "eléctrica"... não sei onde arranja tanta energia??!!!

Na 3ª feira, à noite, esteve a brincar com o primo. Quando chegámos a casa medimos-lhe a febre, tinha 39ºC, mas continuava bem disposta e a querer brincar.
Aqui está uma foto dela a brincar com o primo.




Esta semana teve um comportamento novo. Começou a dizer "chichi" e a apontar para a fralda. Chamou-me para ir com ela à casa de banho. Quando lá chegámos, apontou para a fralda dizendo chichi e para a sanita. Perguntei-lhe se queria fazer chichi e ela disse-me que sim. Tirei-lhe a fralda, mas ao tentar sentá-la na sanita começou a dizer-me que não. Depois tentei sentá-la no bacio...não quis...fugiu para a sala. Este comportamento já se repetiu 3 vezes esta semana.

Parece um sinal de que quer largar as fraldas. Na 2ª vou pedir conselhos à educadora dela. Se tiverem alguma sugestão digam-me.

6 comentários:

Paula disse...

A Filipinha está linda! E eu tão cheia de saudades vossas!
Mil beijinhos,
Paula Sofia

Tia Moky disse...

Olá!!

Aiq eu saudades da minha Filipinha!! Que querida que está! (continua)

Não é só a Paula Sofia que tem saudades!!! EStou mortinha por vos ver!!

Beijos

Moky

Mocas disse...

Cristina! Tenho vindo sempre cá dar uma espreitadela, mas tem estado sempre parado.

Adorei a foto da Filipinha! Está linda! E tão crescida já .... Mil Beijinhos!

Mocas

Helena disse...

tão menina e que olhos tão curiosos.
linda, linda.
parabéns por mais um mês e beijocas

Mais que tudo disse...

olá antes de mais obrigada pela visita ao nosso cantinho... e que giro que foi saber que tinha a visita de uma mama com uma menina tão linda e que apenas difere do diogo uns 5 mints...

e que alem disso ainda temos uma mais coicidencias, pois tal como tu tambem passei um pouco para conseguir realizar o sonho de ser mãe...mas depois com tempo volto para ler o que esta para trás e conhecer-te melhor...

Beijinhos e parabenes pela menina linda que tens

http://meumaisquetudo.blogs.sapo.pt

Diana disse...

Olá linda,

xiiiiiiiii, a Filipinha está tão diferente desde a última foto dela, continua um amor, linda linda :) E uns olhos de matar :)

Já estávamos com saudades, todos os dias vinha aqui para saber novidades, nem imaginas como fiquei contente de saber coisas vossas :)

Tb ando a tentar fazer com que a Beatriz faça o seu xixi no bacio, na 5ª feira lá consgui e agora sempre que vê o bacio vai buscar e diz "xixi, xixi" mas depois de a pôr lá não faz nada.
Ao contrário da Filipinha a Bia gosta de lá estar, mas não faz nada, malvada :)
Por isso não te posso ajudar, estamos no mesmo barco :D

Quando combinamos outra saída?

Bijutos grandes