Lilypie Kids Birthday tickers Lilypie Second Birthday tickers

domingo, janeiro 30, 2011

Estou internada :-(

Na 5ª fui ter com a minha médida por causa das comichões e ela mandou-me vir ao hospital fazer análises... resultado, confirmou-se que tenho uma COLESTASE.
Assim, já só sairei daqui depois da Carolina nascer.
No início, assustei-me um pouco ao ler as consequências/riscos da colestase...mas sinto-me em "boas mãos". Aqui no hospital, eles vigiam bem a bebé. Faço vários CTGs por dia, oiço várias várias vezes o coraçãozinho da Carolina... é um alívio ir sabendo que ela está bem.
Se, por algum motivo, algo começar a correr mal os médicos provocam o parto (e estou no sítio certo para que seja feito rapidamente). Na 5ª à noite fiz eco...a minha filhotita mais pequenina já pesa 2,5Kg ...já pode nascer bem :-)
A gravidez não vai ultrapasar as 37s (talvez 38s...se as minhas análises ao figado não estiverem más).
No dia em que dei entrada fiz análises e eco ao meu figado. As análises que confirmaram a colestase mostraram que ainda está muito do início e a eco mostrou que o figado está bom. :-)

A internet é óptima. Se eu não tivesse lido, há uns meses atrás num forúm de gravidez, que a comichão nos pés e nas mãos era alguma coisa perigosa na gravidez...não teria ligado muito....e sei lá se teria mencionado à médica o que sentia. (Apesar da comichão ser muita...)

Agora...aqui estou eu, a fazer umas "férias" na margem sul.

O mais difícil é estar longe da Pipoca. :-(
Ela já me veio visitar. A primeira visita foi muito má. Ela não queria falar comigo, não saiu do colo do Rui, não me deu um unico beijinho, esteve sempre tristinha :-(
Depois, ligou-me de casa a chorar...a dizer que tinha saudades minhas e que me queria em casa.

Ontem, já estava bem diferente. :-) Já esteve bem...ainda não se sentou na minha cama, mas andamos a passear pelo corredor e até já chegou a dar-me a mão (na mão do soro).

Beijinhos

quinta-feira, janeiro 27, 2011

34 semanas e mais uma preocupação

Ontem à noite comecei com imensas comichões...em especial nas palmas das mãos e na planta dos pés.
Tive uma noite infernal. Tive que me levantar várias vezes para lavar as mãos com água gelada, e andar pelo chão gelado de minha casa, assim arrefecia as mãos e os pés e a comichão acalmava.
Também sinto comichão no resto do corpo, mas não tão intensa.
Claro que às 4 da manhã vim pesquisar na net...e encontrei uma doença na gravidez com estes sintomas - colestase gravítica.
Espero bem que não seja isso... pois trás riscos para a bebé. :-(
Já falei com a minha obstetra que me disse para parar com o antibiótico, que estou a tomar, e tomar um comprimido de Zyrtec. Se a comichão não passar terei que ir ter com ela hoje, ao hospital ou consultório :-(

Bjs

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Já estou bem melhor :-)

Ainda não me sinto completamente bem, mas já estou bem melhor.
A noite de domingo para segunda foi muito má, mas a de segunda para terça já correu bem melhor (apesar de ter vomitado...já há algum tempo que isto não acontecia).
Acho que foi uma gripe com princípios de amigdalite (por isso a médica receitou-me um antibiótico).
A Pipoca tinha ido à escola na 2ª (pois no domingo não teve febre), mas acabaram por nos telefonar da escola, durante o dia, pois ela estava muito "chochinha". À noite falei com o pediatra e ela está só a tomar um xarope ...
Ontem, 3ª feira, passámos o dia em casa, com a minha mãe a fazer de enfermeira.:-)
Hoje, ela já estava novamente bem e foi para a escola...só espero que não haja mais nenhuma recaída.
Eu sinto-me melhor...pois já não tenho dores no corpo nem febre, mas os enjoos estão piores e a azia chegou hoje logo pela manhã (normalmente é só à noite).

A Carolina continua a mexer-se bem...apesar de notar uma ligeira diminuição dos movimentos (mas acho que deve ser natural pois está bem mais apertada).
Como vos disse, fui à minha obstetra na 2ª e questionei-a sobre o parto. Na sua opinião, a bebé deverá nascer no final de Fevereiro.
Pelo menos, ela irá fazer o toque por volta das 37s e depois vai vendo a evolução...o ideal era que a Carolina não ficasse na minha barriga até às 40 semanas, devido aos meus diabetes (que a farão engordar) e ao facto de ela ser grande e eu ser pequenina. Na opinião da médica a Pipoca demorou tempo a nascer (após a dilatação completa) pelo facto de eu ser pequena.
Ultimamente tenho pensado no parto...

segunda-feira, janeiro 24, 2011

Estou doente... :-(

Ontem, acabei por não votar.
À tarde, comecei a sentir-me muito mal disposta e com dores em todo o corpo... resultado...estava com febre, por isso acabei por nem sair de casa e passei todo Domingo deitada no sofá.
Devo estar com gripe. Esta noite foi muito complicada :-(
Tomei ben-u-ron, mas acho que o intervalo das 8 horas não foi suficiente para controlar a febre, por isso acho que tive imensa febre durante a noite.
Senti-me super mal... e ainda por cima a Carolina estava muito quieta... o que me estava a deixar muito ansiosa. Acho que delirei.

Hoje, às 14h, tenho consulta com a minha obstetra.
Ainda bem pois vou ver se existe mais alguma coisa que eu possa tomar.

Bjs

domingo, janeiro 23, 2011

Eleições

Vamos lá a ver se posso votar...
Para mim é muito importante... quer votando em algum canditado, em branco ou anulando o voto. Sempre votei, e não quero é fazer parte da abstenção...para mim votar é um dever cívico.

Mas, nestas eleições não sei se poderei votar :-(
Ainda voto, relativamente longe da minha casa (apesar de ser no mesmo concelho), pois nunca mudei a minha morada...dava-me prazer votar na minha antiga escola, em frente à casa em que morei tantos anos.

Hoje, pedi à minha mãe para passar cá por casa e ficar com a Pipoca (que ainda está doentinha)...para que o Rui me possa levar a exercer o meu direito (uma vez que não posso conduzir).

No entanto não sei se poderei votar...e isto porque tirei o cartão de cidadão (o que altera a morada de voto) mas, uma vez que fiquei em repouso, não o fui buscar (tinha que o ter ido buscar a Lisboa). Neste momento, não sei o que acontecerá... será que me deixarão votar com o meu BI e cartão de eleitor?

sexta-feira, janeiro 21, 2011

Tudo bem com a Carolina :-)

Pois é...a eco correu bem :-)

A Carolina está bem. Está a desenvolver-se normalmente e está no P50-75.
O peso estimado é de 2375g (já ultrapassou a barreira dos 2kg...que a médica nos tinha dito ser importante nos prematuros).
Já está cefálica (o que eu já sabia...mas, pelo menos mantém-se).
A placenta ainda é de grau II. O liquido amniótico está normal e ela ainda tem muito espaço.
Fartou-se de mexer durante a eco. Continua a ter o fémur acima da média (deve sair ao Rui) e sinceramente, a boca dela pareceu-me com a boca dele. (Mas, as imagens da eco a 2D são muito enganadoras).

O Rui desta vez, por questões profissionais, não foi comigo. Foi a minha mãe (porque não posso conduzir) e a Pipoca (porque está doentinha). No entanto, nenhuma das duas entrou para ver a eco, pois a Filipa teve fome e desceram, antes da eco, para comer qq coisa.

Por um lado, acho que foi melhor a Pipoca não estar presente. Tenho sempre medo que algo não esteja bem e se isso acontecesse gerava-se uma situação complicada.

Desta vez não levei o DVD para gravar...não me lembrei, nem me passou pela cabeça (o que foi uma pena, ainda por cima porque o Rui não foi.)

quinta-feira, janeiro 20, 2011

33 semanas

Hoje faço 33 semaninhas e amanhã vou fazer a eco do 3º trimestre.
Para variar estou ansiosa... eu sei que esta eco já não é tão problemática pois já não é para detectar mal formações... mas, não consigo deixar de ficar com o coração apertadinho.

Depois venho contar-vos como correu.

Bjs

quarta-feira, janeiro 19, 2011

Ontem, saí de casa para comprar as coisas que preciso para os primeiros tempos da minha nova filhotita e, hoje, estou a lavar a roupa da Carolina, para preparar a mala para levar para a maternidade :-)
Da Pipoca, nesta altura da gravidez, já tinha tudo pronto...agora estou bem mais atrasada...mas é o que dá ser 2º filho... a descontração é outra :-)

Estou entusiasmada!!! :-)

Beijinhos

p.s. "rainha mãe" deixei-te uma resposta no post dos diabetes (não sei se já viste). Bjs e boa sorte!

segunda-feira, janeiro 17, 2011

T.I.O.

Este fim de semana fomos, com umas amigas, ver a peça Escola de Heróis. A Pipoca adorou :-)

Bjs e boa semana

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Agora um post feliz.... :-)

Já o queria ter colocado aqui, mas não o queria fazer antes da minha amiga o publicar no seu blogue... e depois com os últimos acontecimentos, cá da família, acabei por adiar...mas cá está ele
:-)

Nasceu a Gabi da Maria!!!!!

MUITOS PARABÉNS !!!!! E MUITO BEM VINDA a este mundo Gabriela!

Que sejam MUITO FELIZES os 4!!!!


Fiquei MUITO FELIZ com esta novidade, que veio dar algum ânimo ao início de 2011, que estava a ser um pouco tristonho para mim :-)

Vocês não sabem mas a gravidez da C. era uma gravidez muito especial para mim.
( Tu sabes não sabes C.?)
Nós conhecemo-nos pessoalmente em 2008, aquando da primeira reportagem da RTP sobre à Artémis (em que ambas participámos). As nossas vidas tinham coincidências tristes, ambas tinhamos perdido os nossos bebés em Fevereiro de 2008.
Andámos as duas a tentar engravidar durante o mesmo tempo...com todos os "stresses" e angustias que o "ser treinante" provoca. Entretanto, a Maria não tinha o meu problema de falência ovárica e engravidou... e, como vocês sabem a mim aconteceu-me esse milagre umas semaninhas depois dela.
E assim tornámo-nos "Companheiras de gravidez" e todas as 5ª feiras (outra coincidência) ambas acrescentávamos uma semaninha às nossas gravidezes.
Hoje, ela já tem o seu sonho nos braços... a mim ainda me faltam umas semaninhas para ter o meu...mas tenho esperança que um dia sejamos "companheiras de bebés" (com aproximadamente 2 meses de diferença).

Um beijinho grande para ti "Companheira de luta".

Diabetes gestacional

Na 5ª feira passada consegui fazer a prova da Glicose (PTGO). Estava com imenso medo de não conseguir, pois já não existem os famosos supositórios contra os vómitos no mercado que fizeram com que, na gravidez da Pipa, eu conseguisse fazer a análise até ao fim.
Desta vez, levei o limão da praxe (para misturar com as 100g de glucose) e consegui beber o líquido horroroso. Passado cerca de uma hora estive quase a vomitar, mas consegui controlar-me à custa de vento frio na cara. Passado este momento de crise já não voltei ao mesmo, e consegui aguentar as restantes horas com uma ligeira má disposição.



Resultados:
Glicose em jejum: 81
Glicose 60' : 201
Glicose 120' : 193
Glicose 180' : 84


Como tive 2 resultados alterados (a vermelho) confirmou-se a diabetes gestacional.
Ontem, fui buscar a máquina ao centro de saúde, e comecei a picar o dedo 4 vezes ao dia. Em jejum, e depois, 1h e meia após o pequeno-almoço, almoço e jantar.

Agora vamos esperar para ver se a dieta é o suficiente para controlar a diabetes, ou se terei que começar a tomar insulina. Na gravidez da Pipa foi suficiente...espero que agora também aconteça o mesmo. Tenho esperança que sim :-)
Só espero que a Carolina não tenha complicações por causa da diabetes... e farei tudo ao meu alcance para evitar que isso aconteça.

P.S. Na gravidez da Pipa, emprestaram-me a máquina no Hospital. Ficou combinado que após o nascimento da Pipoca a entregaria (se não fosse necessária)... o que aconteceu um tempinho depois da Filipa nascer (já não me lembro quando, mas em último caso depois da análise e consulta da diabetes, que tive cerca de um mês após o parto).
Ontem, no centro de saúde, quando me deram a máquina, disse... "então depois do parto venho cá entregar..é preciso preencher alguma coisa?". E responde-me a enfermeira..."não a máquina é para si.". Sinceramente, fiquei estupefacta... estamos em crise, não há dinheiro para nada... impostos a aumentar..etc...e agora, oferecem as máquinas destas... no meu caso será usada durante 2 meses... serão assim tão baratas que são praticamente "descartáveis"????!!!!
Há coisas que não compreendo...

terça-feira, janeiro 11, 2011

11- 01-11 Parabéns Glorinha!!!!

A nossa sobrinha faz hoje 1 aninho :-)

PARABÉNS GLORINHA!!!!!!

sábado, janeiro 08, 2011

Hoje é um dia triste para nós :-(

Há sete anos atrás foi um dos dias mais difíceis da minha vida. Foi o dia da minha primeira (e espero eu, ÚLTIMA, IMG).

Hoje, é novamente um dia muito triste poque o meu cunhado faleceu :-(

Não foi surpresa para nós (sabiamos que a morte poderia acontecer a qualquer altura...ele podia durar umas horas, dias ou meses...)

A causa da morte... foi um cancro provocado pelo tabaco :-(

Pelo menos, ele agora já não está a sofrer... e a minha irmã vai poder descansar e fazer o seu luto...

Um beijinho grande mana.

segunda-feira, janeiro 03, 2011

PARABÉNS Rui!!!

Hoje, o homem cá de casa faz 42 anos :-)
Ele não liga muito a comemorações, e este ano eu também não posso fazer nada especial, que dê trabalho...por isso vamos comemorar... a 5 (eu, ele, a Pipoca, a Tusca e a Carolina, que espero lhe dê uns pontapézinhos quando ele tocar na minha barriga).
Mas o bolo de aniversário com velas, não irá faltar...sim pq para a Pipa, sem cantar os parabéns não há aniversário.

Bjs

P.S. E vamos lá a ver se eu me consigo controlar e não comer, nem uma fatiazinha deste bolo de chocolate... que se está a rir para mim :-(