Olá a todos os visitantes deste blog.
Cá estou eu, a contar algumas novidades, após uma grande ausência. (Este ano lectivo a minha vida, como professora, não está a ser fácil e por isso quase não tenho tempo de passar por aqui.)
A Filipinha já está muito crescida. Apesar de continuar minorquinha. Na consulta dos 18 meses tinha 9275g e 76 cm. O perímetro cefálico era de 47,3cm. Ou seja estava no P5-10 de peso, no P5 de altura e no P50 de PC. Tinha 12 dentes. O pediatra disse que o desenvolvimento dela era óptimo.
Nas consultas, continua a chorar imenso Parece que ficou muito traumatizada com o internamento hospitalar aos 9 meses. :-(
Fala imenso. Algumas palavras ainda não se percebem, mas consegue comunicar muito bem conosco.
É muito autónoma. Quer fazer tudo sozinha. Quer comer sozinha (o que por vezes é caótico, especialmente quando não quer mais, e resolve virar o prato, deixando o conteúdo cair no chão para a Tusca o comer). Quer lavar os dentes sozinha (Lava mais a língua do que os dentes, e come a pasta). Quer calçar-se sozinha (o que ainda está longe de conseguir fazer, mas insiste). Quer escolher os sapatos que calça. Quer pentear-se, quer ser ela a pôr o soro no nariz, etc.
Está sempre a pedir para ir escalar. E não tem medo de quase nada...adora trepar por todo o lado.
Continua "eléctrica"... não sei onde arranja tanta energia??!!!
Na 3ª feira, à noite, esteve a brincar com o primo. Quando chegámos a casa medimos-lhe a febre, tinha 39ºC, mas continuava bem disposta e a querer brincar.

Aqui está uma foto dela a brincar com o primo.
Esta semana teve um comportamento novo. Começou a dizer "chichi" e a apontar para a fralda. Chamou-me para ir com ela à casa de banho. Quando lá chegámos, apontou para a fralda dizendo chichi e para a sanita. Perguntei-lhe se queria fazer chichi e ela disse-me que sim. Tirei-lhe a fralda, mas ao tentar sentá-la na sanita começou a dizer-me que não. Depois tentei sentá-la no bacio...não quis...fugiu para a sala. Este comportamento já se repetiu 3 vezes esta semana.
Parece um sinal de que quer largar as fraldas. Na 2ª vou pedir conselhos à educadora dela. Se tiverem alguma sugestão digam-me.