Lilypie Kids Birthday tickers Lilypie Second Birthday tickers

quinta-feira, maio 25, 2006

Tudo bem :-)

Já fomos ao pediatra.
Ele disse-me que a Filipa está boa. Está 100% curada da infecção e por isso eu não me devo preocupar.
Quanto à anemia, daqui a uns meses irá repetir análises para ver a evolução, mas que o mais provável é recuperar. Esta anemia deveu-se ao facto de ela ter estado muitos dias com muita febre. Demora cerca de 3 meses a voltar tudo ao normal.
Nestas 3 semanas ela só engordou 50 g :-( Mas ele também achou normal devido ao facto de ela ter estado doente.
Agora só desejo que ela volte a engordar mais...ela já era pequenina e magrinha (percentil 3) imagino agora... mas continua muito energética, o que me descansa um pouco.

1ª nódoa negra

Pois é...a Filipinha já tem a sua primeira nódoa negra na testa. Não sei como a fez, mas já estava à espera que uma surgisse, mais dia menos dia... Ela cai tantas vezes, mas não se preocupa muito, nem chora, e a primeira coisa que faz é tentar-se pôr em pé novamente...por isso imagino que não lhe deva doer.

Hoje foi levar as vacinas da Menigite. Coitadinha :-(!!! Fartou-se de chorar quando se deitou na marquesa (ainda se deve lembrar do hospital). No entanto depois de as levar, e já ao meu colo, sorria para as enfermeiras.
A minha pequenina é mesmo simpática!!

Logo às 18h vamos ao pediatra dela. Vamos ouvir a opinião dele em relação à anemia e ele vai reavaliá-la. Estou ansiosa...

terça-feira, maio 23, 2006

Anemia

A Filipinha está anemica. O pediatra disse-me que era normal visto ela ter estado doente. Na 5ª feira devo ter consulta para ele ver a minha pequerrucha, no entanto gostaria de vos perguntar se sabem quais os alimentos que são melhores para combater a anemia?
Sempre poderei fazer umas sopitas...
(ela ainda não come peixe)
Obrigada

De volta à creche

Ontem, a Filipinha, regressou à creche, após 2 semanas de ausência.
Assim que viu a educadora, sorriu, e fez o seu charme (ri-se e esconde a cara com vergonha e volta a sorrir...), mas assim que saiu do meu colo, começou o berreiro. :-(
Deixei-a a chorar imenso...custa tanto!!!!
À tarde quando a fui buscar disseram-me que na realidade tinha chorado durante mais tempo do que habitual (desde um pouco antes dos 8 meses ela começou a chorar um pouquinho, mas às vezes quando eu saia da crevche ela já estava calada, pois distraía-se com os brinquedos ou com os outros bebés) e no resto do dia esteve bem disposta. Para dormir é que foi mais dificil pois ela só quer estar em pé na cama.
Hoje lá ficou, novamente a chorar imenso :-((

segunda-feira, maio 22, 2006

Mudança de quarto

Na noite de 19 para 20 de Abril a Filipinha já dormiu no quarto dela.
Já há algum tempo que a queriamos mudar, especialmente desde que ela começou a dormir, a noite, praticamente, toda. No entanto como ficou doente adiámos esta mudança.
No dia em que chegámos do hospital, pusémo-la no berço e ela pôs-se logo em pé, agarrada à borda. Claro que já não a deixámos dormir no berço com medo que ela caísse. Nessa noite dormiu na nossa cama.
No dia seguinte já dormiu na caminha dela, no seu quarto. Correu bem :-)) Acho que se adaptou bem pois costumava fazer ali as sestas, durante o dia.
Esta noite não dormiu a noite toda, pois chorou por volta das 3 da manhã. Mas após algumas festinhas voltou a adormecer e já só acordou às 7 horas para beber o biberon.

quinta-feira, maio 18, 2006

Finalmente em casa!!!

Obrigada por tantos miminhos :-))
Já estamos em casa, FINALMENTE!!!!!!!!!
A Filipinha já está praticamente boa. Já não tem febre desde 2ª feira (a partir do momento que tomou o antibiótico) no entanto, amanhã, temos que voltar ao hospital para ela levar a última dose do antibiótico que é dado por via endovenosa (acho que é assim que se diz).
Ela está bem disposta e muito mimada :-)) Só quer o colinho da mamã, mas noto que está mais calma (e independente) desde que chegámos a casa. :-))
Não foram uns dias nada fáceis, mas a partir do momento que a febre começou a baixar fiquei muito mais descansada.
Eu estou super cansada pois dormi pouco durante estes dias por causa da minha "electricazinha". E ela também está.
As camas do hospital são de ferro e têm grades. Ora, como a Filipa não pára quieta, tentou levantar-se na cama, por diversas vezes. No entanto ela tinha uma tala numa das mãos, devido ao cateter, o que não permitia que se segurasse bem. Resultado... caiu e bateu com a boca nas grades. Era sangue por todos os lados. O que vale é que estava no sítio certo para ter um acidente destes...foi só descer um piso e ir às urgências para ser obervada por um médico. Não foi nada de grave, nem precisou de levar pontos, apenas cortou o freio. Foi só mais um susto.
Por este motivo deixei de estar descnasada quando a deixava na cama. As enfermeiras arranjaram-me uns resguardos para protejê-la das grades, mas não é 100% eficaz, por isso (e pelos miminhos) acabei por dormir com ela ao colo várias noites.
Vamos ver como as coisas vão correr cá em casa agora...já não pode dormir ao colinho...
Depois conto-vos.

segunda-feira, maio 15, 2006

Internada

Ontem fomos ao hospital e a Filipinha ficou internada :-((
Descobriram pelas análises que tinha uma infecção. Fizeram-lhe imensas análises para descobrir o que era, e nesta tarde fizeram-lhe uma punção lombar para excliuir a hipotese de menigite.
Parece que o motivo é uma bactéria oculta. Depois conto-vos mais pormenores.
Agora venho só agradecer os vossos miminhos e vou tomar um banho e regressar ao hospital. (Pode estar lá sempre um dos pais com ela)
Custa tanto vê-la assim... e precisa de tantos miminhos, mas parece que o pior já passou. Agora é só esperar o efeito do antibiótico. É capaz de lá ter que ficar 5 dias,.
Depois dou noticias
Mais uma vez obrigada e beijinhos

domingo, maio 14, 2006

Mais uma ida ao hospital

Esta noite lá fomos nós, novamente, às urgências do hospital de cascais.
A Filipinha tinha adormecido na espreguiçadeira e por volta da meia-noite tirámo-la para mudar a fralda e deitá-la na caminha dela. Parecia não ter febre. Em poucos minutos começou a choramingar e a tremer imenso e chegou a vomitar. Sentimo-la a ficar super quente e a temperatura subiu aos 39,2 (debaixo do braço). Como não podia deixar de ser , pusémo-lhe um ben-u-ron e lá fomos nós às urgências.
Foi vista por 3 médicas. Ninguém lhe encontra problema nenhum. Mandaram-nos para casa e para voltarmos , esta tarde, se a febre continuar para lhe fazerem análises ao sangue. :-(
Ela, às 11.30 tinha 40, 17 (no rabinho). Com ben-u-ron baixou e agora está ali a dormir (ela tb está muito cansadinha, tem dormido pouco). Quando acordar vamos tirar-lhe a temperatura e o mais certo é regressarmos às urgências para lhe fazerem as tais análises.
Estamos muito preocupados e cansados.
E estou angustiada... não queria nada que picassem a minha pequenota :-( Ontem, só para lhe verem os ouvidos berrou imenso e fartou-se de espernear.... imagino com as análises...
Depois dou notícias.
Bjs e bom domingo

sábado, maio 13, 2006

Consulta dos 9 meses

A Filipinha foi à consulta dos 9 meses na passada 2ª feira, dia 8.
(Antes de ficar com febre)

Ela está boa. O seu nível de desenvolvimento é normal, mas voltou a baixar o percentil. Agora, a minha filhota está no percentil 3 no peso e na altura. Tem 6845g e 65 cm de altura.
O perímetro cefálico está no percentil 50. Tem 44,2 cm.
O pediatra disse-me para não me preocupar pois a evolução do peso e da altura é semelhante. Ela ainda sai a mim (Segundo o gráfico do boletim de saúde, aos 18 anos, eu estava no p5 no peso e na altura).
Quanto ao resto está tudo óptimo. Ela não para quieta. Arrasta-se, gatinha, já se senta sozinha e consegue levantar-se agarrada a alguma coisa (já não posso deixar as grades da cama em baixo). Ainda só tem 2 dente. O 3º que me pareceu estar a romper, ainda está na mesma. Tem vários a tentar roper em cima (incisivos e caninos).

Já vai começar a comer carne de vitela e borrego. Peixe, só aos 10 meses.
Hoje já comeu sopa com vitela. Acho que gostou (apesar da febre fazer com que não comesse muito).

A nossa única preocupação é esta maldita febre!!!!! Custa tanto vê-la assim. E se ao menos soubessemos o que ela tem...Agora está ali a dormir na espreguiçadeira. Só de fralda, com uma fraldinha de pano a tapá-la. Praticamente não a vestimos por causa da febre.
Neste momento parece não ter febre. Vamos ver quando acordar.

Doente

Olá a todas(os)
Não tenho aparecido por aqui pois a Filipinha está doente. Tem sido uma semana bem complicada.
Ela só tem febre. 39º, 40º. Numa destas noites chegou aos 40,4ºC.
Já fomos ao pediatra e 2 vezes ao hospital.
Ontem fiquei mais descansada. No hospital fizeram-lhe análises e um raio x ao tórax, e está tudo bem. A pediatra que a assistiu disse-me que procuraram as "coisas" mais graves e ela não tem. Deve ser apenas uma virose.
Ela está bem disposta e continua a comer razoavelmente bem.
Nós temos é que controlar a febre com ben-uron, nurofen e banhos de água tépida. Não tem sido fácil (especialmente as noites).
Vamos ver se ela melhora depressa....

Bom fim de semana!
P.S. Mónica o teu desafio ainda está "de pé". Quando puder venho cá colocar o post.

segunda-feira, maio 08, 2006

5 manias

A convite desta menina aqui ficam 5 das manias da minha filhota:
1- Mexer na orelha quando tem sono. (É engraçado, mas a avó tem o mesmo "tique". Deve ser genético)
2- Meter tudo o que apanhar na boca. (Até já tentou meter os meus dentes e eu não uso placa!!)
3- Não adormecer na cama dela enquanto não der uma "infinidade" de rebolões, sentar-se e mais recentemente, tentar por-se em pé;
4- Partilhar com a Tusca as suas bolachinhas (tenho que estar sempre atenta);
5- Ir para o colo do pai, assim que ele chega a casa, ao final do dia.

Agora tenho que passar este desafio a 5 meninas...
Vou passar à Flores, à Diana, à cocas, à Rita , e à Carina

Regulamento: Cada bloguista participante tem de enumerar 5 manias do seu bebé- filho, habitos muito pessoais que o diferencie do comum dos mortais. E, além de dar conhecimento dessas particularidades, tem de escolher outros cinco bloguistas para entrarem igualmente no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogs um aviso de recrutamento. Ademais cada participante deve reproduzir este regulamento no seu blog.

quarta-feira, maio 03, 2006

9 meses


A minha linda já tem 9 meses!!!!! E eu sou uma mãe muito babada :-))
Ela continua a ser uma bebé muito bem disposta e muito simpática.
Continua muito mexida, por isso não pára quieta um segundo. Ainda não anda, nem gatinha "normalmente". Vai-se arrastando, à militar ou rebola. Por vezes pôe-se de gatas, mas apenas dá uns "passos" nessa posição. Tenta sentar-se, mas fica zangada quando não consegue.
Já diz mamã e papá, mas não sabe o seu significado.
Continua uma bebé pequenina, quando a comparo com os outros bebés da creche. No entanto na próxima segunda feira vamos ao pediatra e terei novas informações. (Estou desejosa)

No dia 1 de Maio fomos ao Zoo com o primo Diogo e os tios. Ela gostou, apesar de ter achado mais interesse às pessoas que passavam por ela, aos veiculos (comboio e um tractor) que se cruzaram com ela, e ao tio Armando (estava sempre a olhar para ele). Assustou-se com um leão marinho, mas acho que foi porque uma criança, que estava ao lado dela, ter começado a gritar.
Andou no teleférico e viu o espectáculo dos golfinhos (apesar de ter achado mais interesse à máquina fotográfica que a mãe tinha na mão).
Foi um dia muito bem passado. Os pais adoraram :-))