Lilypie Kids Birthday tickers Lilypie Second Birthday tickers

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Diabetes gestacional

Na 5ª feira passada consegui fazer a prova da Glicose (PTGO). Estava com imenso medo de não conseguir, pois já não existem os famosos supositórios contra os vómitos no mercado que fizeram com que, na gravidez da Pipa, eu conseguisse fazer a análise até ao fim.
Desta vez, levei o limão da praxe (para misturar com as 100g de glucose) e consegui beber o líquido horroroso. Passado cerca de uma hora estive quase a vomitar, mas consegui controlar-me à custa de vento frio na cara. Passado este momento de crise já não voltei ao mesmo, e consegui aguentar as restantes horas com uma ligeira má disposição.



Resultados:
Glicose em jejum: 81
Glicose 60' : 201
Glicose 120' : 193
Glicose 180' : 84


Como tive 2 resultados alterados (a vermelho) confirmou-se a diabetes gestacional.
Ontem, fui buscar a máquina ao centro de saúde, e comecei a picar o dedo 4 vezes ao dia. Em jejum, e depois, 1h e meia após o pequeno-almoço, almoço e jantar.

Agora vamos esperar para ver se a dieta é o suficiente para controlar a diabetes, ou se terei que começar a tomar insulina. Na gravidez da Pipa foi suficiente...espero que agora também aconteça o mesmo. Tenho esperança que sim :-)
Só espero que a Carolina não tenha complicações por causa da diabetes... e farei tudo ao meu alcance para evitar que isso aconteça.

P.S. Na gravidez da Pipa, emprestaram-me a máquina no Hospital. Ficou combinado que após o nascimento da Pipoca a entregaria (se não fosse necessária)... o que aconteceu um tempinho depois da Filipa nascer (já não me lembro quando, mas em último caso depois da análise e consulta da diabetes, que tive cerca de um mês após o parto).
Ontem, no centro de saúde, quando me deram a máquina, disse... "então depois do parto venho cá entregar..é preciso preencher alguma coisa?". E responde-me a enfermeira..."não a máquina é para si.". Sinceramente, fiquei estupefacta... estamos em crise, não há dinheiro para nada... impostos a aumentar..etc...e agora, oferecem as máquinas destas... no meu caso será usada durante 2 meses... serão assim tão baratas que são praticamente "descartáveis"????!!!!
Há coisas que não compreendo...

2 comentários:

Rainha disse...

Olá! Antes demais parabéns pela gravidez e votos para que tudo corra bem. Esta é a 1ª vez que comento mae já lei-o o seu blog à algum tempo. Dirigo-me a si hoje porque também estou grávida (28 semanas) e tenho de fazer este teste da glicose, estou apavorada. Se me custou a fazer o de 1 hora nem quero imaginar o que me vai custar fazer este. Gostava de lhe pedir que me explicasse esse truque do limão.... Será que não pode alterar o resultado? Obrigado e boa sorte...

Cristina disse...

Olá "Rainha Mãe"

Primeiro que tudo dou-lhe os parabéns pela gravidez e que tudo corra bem.

Em relação ao limão, não há problema...ele não altera o resultado. Já na gravidez da Filipa fui aconselhada pelas enfermeiras do hospital a levar um limão para juntar o seu sumo ao liquido e torná-lo menos horroroso. Desta vez foi a minha médica que me disse para o fazer pois não altera o resultado (o limão não tem açucar e o seu sumo também não é uma quantidade assim tão grande que afecte (a quantidade de água tb é importante).
Beijinhos e Boa Sorte para a análise.